Esse cabelo acorda cada dia com uma personalidade diferente?
Um dia tá um liso rebelde, no outro um cacheado tímido, e na maioria dos dias… um caos com vida própria.
O terror.
E aí você ouve falar da técnica milagrosa: a fitagem em cabelo ondulado. Você tenta. E o resultado? Ou o cabelo fica pesado, oleoso, com um aspecto de “molhado que nunca seca”, ou ele vira um ninho de frizz com umas três ondas perdidas no meio do nada.
A primeira tentativa de fitagem geralmente é um desastre tão grande que da vontade de prender o cabelo num coque e fingir que nada aconteceu por dois dias.
Mas o problema não é a técnica. O problema é que a maioria dos tutoriais é feita pra cabelo cacheado ou crespo, mas o ondulado, tem suas próprias manhas, seus próprios segredos. E hoje eu vou te contar os 7 segredos que mudaram o meu jogo.

Primeiro, o que é essa tal de Fitagem, afinal?
De forma bem simples, fitagem é uma técnica de texturização que consiste em separar o cabelo em pequenas mechas (as “fitas”) e enluvâ-las com creme para pentear ou ativador de cachos. O objetivo é incentivar o cabelo a se agrupar e secar no seu formato natural, criando ondas mais definidas, alinhadas e com menos frizz.
É basicamente dar um “mapa” pro seu fio de como ele deve se comportar depois de seco.
A Preparação: O Segredo de Como Fazer Fitagem em Cabelo Ondulado
Antes de colocar a mão na massa (ou no creme), duas coisas são essenciais:
- Cabelo Molhado, não Encharcado: O ponto ideal é depois de sair do banho, tirar o excesso de água com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão (toalha normal causa frizz, largue ela pra ontem!). O cabelo deve estar úmido, mas sem pingar.
- O Creme Certo: Pelo amor de Deus, não use um creme pesado pra cabelo crespo. Você precisa de um leave-in ou ativador de cachos leve, feito para cabelos ondulados. Se for pesado demais, suas ondas vão “pesar” e ficar retas.
As 7 Dicas de Ouro da Fitagem para Onduladas
Ok, cabelo no ponto, creme leve em mãos. Vamos começar.
Dica #1: Menos é Mais (MUITO Mais)
A quantidade de creme é o erro número um. A gente acha que mais creme = mais definição. Errado. Para cabelo ondulado, mais creme = cabelo pesado e oleoso.
Comece com uma quantidade do tamanho de uma moeda de 1 real para o cabelo todo. Espalhe bem nas mãos. Se sentir que precisa de mais, adicione aos poucos. É mais fácil adicionar do que tirar.
Dica #2: Separe o Cabelo em Seções
Não tente fazer a fitagem no cabelo todo de uma vez. É receita para o fracasso. Divida o cabelo em, no mínimo, 4 seções (duas na frente, duas atrás). Se tiver muito cabelo, divida em 6 ou 8.
Isso garante que você vai distribuir o produto de forma uniforme.
Dica #3: A “Fitagem” Propriamente Dita
Pegue uma pequena mecha de uma das seções. Passe os dedos entre os fios, como se fossem um pente, separando-os em “fitas” menores. É um movimento de cima para baixo, enluvando a mecha com o creme que já está na sua mão.
Não precisa fazer fitas super fininhas como no cabelo cacheado. Para as onduladas, fitas um pouco mais grossas funcionam melhor para criar ondas mais largas e naturais.
Dica #4: Amassar é Vida, mas com Gentileza
Depois de enluvar a mecha, vem a parte mais importante: amassar.
Amasse a mecha de baixo para cima, em direção à raiz. Use a mão em formato de concha. Você vai ouvir um barulhinho de “squish, squish”. Esse é o som da vitória. É o som das suas ondas se formando.
Mas seja gentil! Amassar com muita força ou agressividade vai gerar frizz.
Fitagem em Cabelo Ondulado: O Dilema da Secagem
Você tem duas opções:
- Secagem Natural: É a melhor opção para a saúde do fio. Depois de amassar, não toque mais no cabelo. Deixe ele secar em paz.
- Difusor: Se precisar de velocidade (ou mais volume), use um secador com difusor em temperatura e velocidade médias. Seque o cabelo de baixo para cima, “depositando” as mechas dentro do difusor.

Dica #6: Quebre o “Durinho” do Creme
Depois que o cabelo estiver 100% seco, você vai notar que ele está meio rígido, com aquele “durinho” do creme. Calma, isso é bom! É o que segurou a definição.
Agora é hora de quebrar essa película. Pingue uma ou duas gotas de óleo reparador nas mãos, esfregue uma na outra e amasse o cabelo novamente, de baixo para cima. Isso vai quebrar o durinho, revelar a maciez e adicionar uma camada extra de brilho.
Dica #7: O Day After (O Dia Seguinte)
Para revitalizar as ondas no dia seguinte, borrife um pouco de água (pode ser com um pouquinho de creme diluído) e amasse novamente. Evite pentear o cabelo seco, a não ser que seu objetivo seja se candidatar a um papel no filme “O Rei Leão”.
“A técnica de fitagem ajuda a alinhar as cutículas do cabelo em um mesmo padrão, o que diminui o frizz e aumenta o reflexo da luz, resultando em mais brilho e definição”, explica a tricologista Dra. Annabel Kingsley em seus artigos para aPhilip Kingsley Trichological Clinic. Ou seja, não é mágica, é física!
Dúvidas que Não Querem Calar sobre Fitagem:
1. Preciso fazer fitagem toda vez que lavo o cabelo?
Não precisa, mas se você quer o máximo de definição e o mínimo de frizz, sim, é o ideal. Com o tempo você pega tanta prática que o processo todo não leva mais que 10 minutos.
2. Fitagem com gelatina ou gel funciona em cabelo ondulado?
Funciona, mas com muito cuidado! Cabelo ondulado pesa fácil. Se for usar, pegue uma quantidade minúscula (do tamanho de uma ervilha), misture com seu creme leve e aplique. Usar gel puro pode deixar suas ondas duras como pedra.
3. Posso pentear o cabelo depois de fazer a fitagem?
NUNCA. Pentear o cabelo depois que as ondas se formaram é decretar o fim da definição e o início do império do frizz. Se precisar desembaraçar, faça isso no banho, com o cabelo cheio de condicionador.
4. Meu cabelo ficou pesado e oleoso. O que eu fiz de errado?
99% de chance de você ter usado muito creme ou um creme pesado demais para o seu tipo de fio. Na próxima vez, reduza a quantidade pela metade e opte por um produto com textura de “loção” ou “mousse”, em vez de um creme denso.
5. A fitagem demora muito? Não tenho paciência!
No começo, sim, pode levar uns 20-30 minutos. Mas juro, depois da quarta ou quinta vez, você pega o jeito e faz em 10 minutos. É mais rápido do que fazer uma escova ou passar chapinha. E infinitamente mais saudável.