E aí, amiga! Bora falar de um item de maquiagem que, por muito tempo, pareceu um segredo guardado a sete chaves pelos maquiadores profissionais: os corretivos coloridos.
Sabe aquela paletinha que parece de pintura a dedo, com tons de verde, amarelo, lilás? Pois é. Confesso que, por anos, eu olhava praquilo e pensava: "Quem, em sã consciência, passa um troço verde na cara e espera que dê certo?".
Parecia uma complicação desnecessária. Um passo a mais na nossa rotina que já é tão corrida.
Mas, e se eu te disser que esses pequenos heróis coloridos são, na verdade, o Photoshop da vida real? O truque que faltava pra neutralizar aquela olheira que nem o melhor corretivo do mundo consegue esconder.
A lógica por trás é pura ciência. Bom, quase isso. É teoria das cores na prática. E, quando você entende o porquê de cada cor, tudo faz sentido. De repente, não é mais um bicho de sete cabeças. É a solução.
Então, vem comigo desvendar esse mistério.
Calma, não precisa lembrar das aulas de artes da escola. É mais simples do que parece.
O segredo dos corretivos coloridos está no círculo cromático. Nele, as cores que estão em lados opostos se neutralizam, se anulam. É como se uma cancelasse o efeito da outra. Por exemplo, o vermelho é oposto ao verde. O roxo é oposto ao amarelo.
Entendeu a mágica?
Você não vai "cobrir" a mancha com a cor. Você vai "neutralizar" o tom dela. Depois que você aplica a cor certa sobre o seu "probleminha", ele fica com um tom de pele neutro, acinzentado. Aí, meu bem, você vem com seu corretivo do tom da pele por cima e... puff. A mancha some.
É genial.
Vamos ao que interessa. Qual cor serve pra quê?
Essa é a cor mais famosa e, talvez, a mais assustadora. Mas o corretivo verde é seu melhor amigo na luta contra qualquer tipo de vermelhidão.
Missão dele:
Como usar sem erro: Aplique uma camada finíssima SÓ em cima do ponto vermelho. Não espalhe. Dê batidinhas leves com o dedo ou com um pincel de precisão até o vermelho ficar acinzentado.
Se suas olheiras têm um tom mais puxado para o roxo ou para o azulado, o corretivo amarelo é o seu salvador.
Missão dele:
Na minha opinião? Essa é a cor que a maioria das pessoas mais se beneficia, porque olheiras arroxeadas são supercomuns. Ele dá uma iluminada na região que é uma beleza. É um dos corretivos coloridos mais versáteis.
Essa cor é um pouco mais específica, mas quando bem usada, faz milagres. O lilás/roxo é o oposto do amarelo/marrom no círculo cromático.
Missão dele:
É um truque e tanto para quem tem melasma com fundo amarelado, por exemplo.
Aqui temos uma variação poderosa. Os corretivos coloridos em tons de salmão ou laranja são perfeitos para olheiras mais profundas e escuras, com um fundo mais acinzentado ou marrom.
Missão dele:
Para peles retintas, o corretivo laranja puro costuma funcionar ainda melhor para neutralizar as manchas mais escuras.
Não adianta saber a cor certa se você aplicar do jeito errado. O maior erro que se pode cometer com corretivos coloridos é pesar a mão.
Lembre-se sempre:
O objetivo é criar uma camada fina e neutralizadora, não uma máscara colorida.
1. Preciso ter todas as cores?
De jeito nenhum! A ideia é você identificar qual a sua principal necessidade. Tem espinhas vermelhas com frequência? Invista em um bom corretivo verde. Sua luta é contra a olheira roxa? O amarelo será seu melhor amigo. Compre apenas a cor que vai solucionar o seu problema específico.
2. Corretivo colorido cremoso ou líquido? Qual o melhor?
Geralmente, os líquidos são mais fáceis de espalhar e de construir camadas finas, sendo ótimos para iniciantes. Os cremosos (em bastão ou em paleta) costumam ter uma pigmentação mais alta, o que é ótimo, mas exige um pouco mais de cuidado na hora de esfumar para não ficar pesado.
3. Posso usar batom vermelho como corretivo para olheiras?
Essa é uma "gambiarra" famosa na internet. Funciona? Pela teoria das cores, para neutralizar olheiras azul-esverdeadas, sim. Mas não é o ideal. Batons têm óleos e componentes que podem obstruir os poros da delicada área dos olhos e causar acne ou irritação. É melhor investir em corretivos coloridos formulados para isso.
4. Como faço para a base não tirar o corretivo colorido de baixo?
O segredo é aplicar a base por cima com uma esponjinha úmida, sempre com batidinhas leves. Nunca, jamais, arraste o pincel ou a esponja sobre a área onde você aplicou o corretivo colorido. As batidinhas vão depositar a cobertura sem mover o que está por baixo.
5. Onde entra o corretivo do tom da minha pele nessa história?
Ele é o astro principal que finaliza o trabalho. Depois de neutralizar a mancha com a cor certa e aplicar a base, você pode notar que a área ainda precisa de um pouco mais de cobertura ou iluminação. É aí que entra o seu corretivo de sempre, para igualar tudo e dar o acabamento perfeito.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!